Com foco na prevenção e segurança contra incêndios, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou, nesta quinta-feira (6), a Operação Bahia Protegida, uma ação simultânea em Salvador e em diversas cidades do interior do estado.
Ao todo, 2.524 estabelecimentos comerciais foram visitados na capital e no interior da Bahia, e os responsáveis receberam orientações sobre medidas de prevenção e a importância da regularização por meio do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e do Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB).
A mobilização teve início às 7h, quando as equipes especializadas do CBMBA partiram para visitar estabelecimentos e dialogar com empresários, comerciantes e gestores sobre o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico.
Durante a operação, os bombeiros também esclareceram dúvidas sobre como solicitar o AVCB, explicando o passo a passo do processo e destacando a relevância dessas medidas para a proteção de vidas e patrimônios.
Gerente de um estabelecimento comercial no bairro da Federação, Carolina Almeida destacou a importância da ação. “Ficamos mais tranquilos em saber que temos esse suporte dos bombeiros.
Aqui estamos regularizados, mas sempre surge alguma dúvida. Acho que essas orientações deveriam acontecer com mais frequência, pois também nos ajudam a lembrar que precisamos estar sempre nos atualizando, e todo cuidado é bem-vindo”, destacou.
“Nosso objetivo é conscientizar sobre a importância da regularização e da manutenção das medidas de segurança contra incêndio e pânico, evitando que tragédias aconteçam.
Nossos militares são treinados para tirar dúvidas e explicar esses cuidados aos cidadãos. Nossa meta principal com essa ação é prevenir situações de possíveis incidentes e, com isso, preservar, além de bens materiais, as vidas de
funcionários e frequentadores desses locais”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Aloisio Fernandes.
A ação, que aconteceu simultaneamente na capital e no interior da Bahia, destaca o cuidado do CBMBA com os cidadãos e, consequentemente, com os estabelecimentos comerciais e residências multifamiliares.
Para a regularização do imóvel, o cidadão pode tirar dúvidas no site www.cbm.ba.gov.br.
Por Karina Baracho CBMB