Adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos podem se vacinar contra o HPV gratuitamente em Serrinha.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as doses são aplicadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Centro de Saúde Luiz Eduardo Magalhães até junho deste ano.
A vacina já era gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos de 9 a 14 anos, mas o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de resgate para jovens de 15 a 19 até junho de 2026.
Além desses grupos, a vacina é ofertada para:
- pessoas de 15 a 45 anos usuárias de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV;
- pessoas imunodeprimidas na faixa etária de 9 a 45 anos;
- pessoas com papilomatose respiratória recorrente (PRR).
As USFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Vacina contra HPV previne câncer – O HPV é responsável por 99% dos casos câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres no Brasil, sem considerar os tumores de pele não melanoma.
Atualmente, o câncer do colo de útero é considerado passível de erradicação, por meio da vacinação, rastreamento e tratamento das lesões.
A proteção se estende para outros tipos de câncer, como o de pênis, ânus, orofaringe, vagina e vulva.
Estima-se que mais de 80% das pessoas serão infectadas pelo vírus HPV, que é altamente contagioso, em algum momento da vida, mas isso não significa que toda infecção vira câncer.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o HPV atinge 54,4% das mulheres que já iniciaram a vida sexual e 41,6% dos homens.
O imunizante contra o HPV está disponível no SUS desde 2014, quando foi incluído no Plano Nacional de Imunizações (PNI).
Inicialmente, a vacina era oferecida apenas para meninas, e os meninos entraram para o público-alvo em 2017.